Rio Branco - Acre, 24/11/2017

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Educadores físicos promovem aulão no Calafate

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, os professores de Educação Física que atuam nos programas Academia de Saúde e Saúde em Movimento, executados pelas secretarias Municipais de Saúde (SEMSA) e de Esporte e Lazer (SEMEL), que beneficiam mais de 3.500 pessoas, comemoraram o Dia do Educador Físico, promovendo um grande aulão para três Grupos de Idosos, na quadra do Calafate. Antes do início das atividades, o grupo agradeceu ao secretário de Saúde, Oteniel Almeida, pela inserção dos profissionais no quadro fixo do município por meio de concurso público.
 
Atualmente 15 profissionais da área atuam nos programas Academia da Saúde e Saúde em Movimento, promovendo a prevenção de doenças para os Grupos de Idosos, Gestantes, Hipertensos, Diabéticos e o público em geral. Com relação ao programa Academia da Saúde, as ações são promovidas nos quatro polos que funcionam no Calafate, Adalberto Sena, Santo Afonso e Tucumã. Além dos educadores físicos, as atividades são acompanhadas por enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas e tudo é referenciado nas unidades de saúde das localidades.
 
Já o programa Saúde em Movimento é executado também pelos Educadores Físicos nas Academias da Comunidade ao Ar Livre. O Saúde em Movimento oportuniza para mais de 3 mil pessoas, a prática de ginástica aeróbica e localizada, treinamento funcional, caminhada orientada e hidroginástica.
 
A Educadora Física Maria Elizabeth Viana, cita que até 2013 apenas dois profissionais da área atuavam na prefeitura de Rio Branco, número que foi ampliado para 15 graças à implantação dos programas que hoje beneficiam 500 pessoas só nos quatro polos da Academia da Saúde. “Isso significa promoção de qualidade de vida e saúde para grupos específicos e pessoas em geral. Tudo isso é parte de uma nova mentalidade da gestão pública que inseriu nossa categoria nas ações de saúde, com contratação por concurso público. É um grande avanço e que impacta saúde das pessoas”, avalia Elizabeth.
 
O secretário de Saúde, Oteniel Almeida, ressaltou que os programas de prevenção de doenças e promoção à saúde serão ampliados. “Com a inauguração da nova unidade de saúde do bairro Cadeia Velha, vamos implantar o quarto núcleo da Academia da Saúde e não vamos parar por aí. O prefeito Marcus Alexandre entende que os cuidados com a saúde, passam sim pela construção de novas unidades e pelos programas de prevenção”.
 
Idosos dizem que as dores sumiram depois das atividades físicas
 
Os Idosos ressaltam que os programas de prevenção, mudaram o dia a dia deles. Dona Esmeralda, de 71 anos e o marido dela, Pedro Freire, frequentam o Grupo de Idosos do Calafate, onde fazem exercícios diariamente há 3 anos. “A gente sentia muitas dores e hoje nossa saúde melhorou muito porque as dores sumiram e nos sentimos mais dispostos”.
 
Com mais de cem anos de idade, dona Francisca Fontenelle, conta que não gosta de perder as aulas, que tem diariamente com a professora de Educação Física Jéssica Menezes. “Além de exercícios, ela se preocupa com a gente de todas as formas. É amiga da gente!”.
 
 

Da Assessoria
Fotos Marcos Vicentti/Asscom

Test For Saleunsecured loans . If you have already decided to take Levitra, be sure to consult a doctor, you don't have any contraindications and act strictly due to a prescription.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia22112017

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040