Rio Branco - Acre, 19/02/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Educação: compromisso de vida

Por que Rio Branco está entres as capitais com melhor Educação do país?
 
No ano de 2015, uma nova edificação mudou a paisagem do Conjunto Angico, no bairro Eldorado, na parte alta da cidade. Inaugurada pelo prefeito Marcus Alexandre no dia 23 de maio, a creche Maria Estela Marques destaca-se pelo projeto elaborado para atender crianças com idade creche (2 e 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos). A decoração em cores primárias azul, vermelho e amarelo confere alegria ao lugar e encanta alunos e pais de alunos, que logo se identificam com o espaço. 
O projeto arquitetônico atende necessidades educacionais e de conforto. Ampla e bem dividida, a unidade foi construída com materiais duráveis que garantem a ventilação do ambiente e conforto térmico. Compõem o ambiente, salas de aula, parquinho, sala de multimeios, de informática e anfiteatro, além de espaço adequado aos serviços administrativos e estacionamento. 
Construída conforme modelo padrão recomendado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para atender até 220 crianças, a creche Maria Estela Marques foi a primeira das 15 planejadas para serem entregues durante a gestão do prefeito Marcus Alexandre. Além das creches já existentes, a rede pública municipal de ensino vai iniciar o ano letivo com novas unidades em funcionamento. “Temos compromisso de vida com a educação, a mais importante área da gestão pública, que, no presente, assegura o futuro de nossas crianças. E vamos ampliar os investimentos na educação. Nossa gestão conseguiu gerar mais de 5mil vagas em creches, já inauguramos 12 unidades e este ano vamos entregar mais três”, reafirma o prefeito de Rio Branco.
O ano letivo de 2018 iniciará com novas unidades no Residencial Juarez Távora, Jequitibá, na Regional do Calafate, e na Cidade do Povo, somando 15 novas unidades de ensino. Todas seguem o padrão das demais creches entregues na atual gestão, com salas de aula climatizadas, espaços para descanso e outros ambientes que proporcionam bem-estar para as crianças e funcionários.
 
Evolução de matrículas
 
Os investimentos na ampliação da rede refletiram diretamente no aumento da oferta de vagas na rede municipal de educação. Desde 2012, o aumento na oferta de vagas de creche, por exemplo, foi de mais de 100 por cento.
 
 
A qualidade da Educação de Rio Branco 
 
O crescimento qualitativo da educação em Rio Branco foi proporcional ao aumento nos índices da aprendizagem dos alunos da rede municipal. A qualidade da Educação do Município coloca a capital acreana como referência para o país. Rio Branco está entre as cidades que apresentaram maior crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 4,1 em 2005 para 5,8 em 2015, à frente de grandes capitais como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, por exemplo.
O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) põe Rio Branco em 3º lugar entre as capitais brasileiras, com 4,9 pontos, empatada com Curitiba, capital do Paraná. O IOEB do Estado do Acre é de 4,5 pontos, enquanto que a média brasileira é 4,7 pontos. Ou seja: o resultado da capital acreana é melhor que o obtido, em média, por todos os estados.
 
Estratégias de gestão
 
Os bons resultados são fruto de um trabalho iniciado no ano de 2005 com o ex-prefeito Angelim e fortalecido durante a gestão do prefeito Marcus Alexandre, com o objetivo de ampliar os investimentos e melhorar os processos internos nas escolas.
O primeiro passo foi a formação de professores, diretores e coordenadores, sempre com ênfase nos conteúdos que os professores apresentavam como prioritários. Outra medida importante foi a modificação na avaliação interna e a introdução de instrumentos de avaliação externa à escola. 
 
A segunda linha de ação foi a ampliação da oferta de vagas para, conforme estabelecido no Plano Nacional de Educação (PNE), atender praticamente 100 por cento das crianças com idade de 4 e 5 anos e aumentar em mais de 100 por cento a oferta de vagas em creche. 
Outra medida foi a realização de concurso público para atender a necessidade da estrutura em crescimento. No ano de 2017, a Prefeitura deu posse a 1.043 servidores, dos quais 923 eram professores, todos aprovados no maior concurso da história da gestão do município de Rio Branco. 
A Prefeitura tem feito um grande esforço para assegurar o funcionamento de todas as suas 88 unidades educacionais. Um dos exemplos é o custo de um aluno de creche em tempo integral que é algo em torno de R$ 10 mil, onde a prefeitura recebe do FNDE cerca de R$ 4 mil, e complementa o restante com recursos do próprio município. “É clara a opção do Município em garantir condições para que Rio Branco continue a ofertar Educação de qualidade social. Atualmente, as crianças chegam em melhores condições para desenvolver o seu processo formativo”, destacou o secretário de Educação, Márcio Batista. 
 
Merenda premiada
 
O investimento na qualidade da alimentação escolar acompanha o esforço da gestão municipal para garantir a ampliação da rede e o sucesso da aprendizagem das crianças. A merenda das escolas de Rio Branco está entre as melhores do país. A cidade recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, oferecido pela organização Ação Fome Zero, por três anos consecutivos (2010, 2011, 2013). 
O curso de Formação para Manipuladores de Alimentos, com o objetivo de subsidiar o trabalho dos profissionais que atuam na preparação da alimentação escolar da rede municipal e o cuidado com a aquisição dos ingredientes foram fatores preponderantes para a elevação da qualidade da alimentação escolar na rede municipal de educação de Rio Branco. 
Realizada anualmente, a formação aborda o conteúdo programático que inclui informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e orientações pertinentes à rotina de trabalho dos manipuladores de alimentos dentro das unidades ensino.
A compra dos gêneros alimentícios é feita anualmente, utilizando-se do Sistema de Registro de Preços, para atender os cardápios elaborados por profissionais da área de nutrição e que obedecem aos seguintes critérios: hábitos alimentares, aceitabilidade, produção agrícola local e necessidades nutricionais da clientela atendida, além do custo per capita das preparações e logística de abastecimento nas unidades.
 
Com a inauguração das novas unidades, em 2018, o número de refeições servidas será superior ao do ano anterior, mais de 7 milhões de refeições.  
 
MERENDA ESCOLAR DE RIO BRANCO EM NÚMEROS

Ano 

Número de Refeições Servidas 

2012

4.921.112,00

2013

5.418.176,00

2014

4.729.600,00

2015

6.208.600,00

2016

6.125.400

2017

7.179.400

 
Fonte: Seção de Alimentação Escolar PMRB
 
 

Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Marcos Vicentti/Fagner Delgado/Asscom

 
 
 
There are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. In this section we give only a brief summary recommendation for admission of Levitra. Full information can be found in the instructions for receiving medications with vardenafil.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia1622018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040