Rio Branco - Acre, 25/06/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeita Socorro Neri assina decreto que institui agenda ambiental no Município

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, assinou nesta sexta-feira, 08, em ato realizado no Horto Florestal, o decreto que institui a Agenda Ambiental da Administração Pública Municipal - A3P. O ato de assinatura do documento marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente em Rio Branco. O evento reuniu estudantes, servidores e gestores municipais e representantes de entidades parceiras.
 
O evento contou a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Edegard de Deus, do deputado federal Sibá Machado e do superintendente do IBAMA, Carlos Gadelha. Os vereadores Rodrigo Forneck, Elzinha Mendonça, Mamed Dankar e Lene Petecão também prestigiaram o evento.
 
A Agenda Ambiental na Administração Pública objetiva inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da gestão municipal. Cabe ao Município desenvolver ações de combate ao desperdício, promover ações educativas e melhorar a qualidade de vida.
 
“Se queremos uma cidade que adote medidas em favor do meio ambiente, precisamos dar o exemplo. Vamos evitar material impresso e material descartável. Portanto, o uso inadequado da energia e água, de fazer uma contenção de despesas com foco na sustentabilidade ambiental, aliar necessidade de contenção de gastos com exemplo de bom uso dos recursos públicos olhando para o meio ambiente”, destacou Socorro Neri.
 
“O que esperamos é minimizar o impacto da utilização de recursos. As ações incluem o incentivo à adoção de copos plásticos, por exemplo”, disse a secretária do meio ambiente de Rio Branco, Paola Daniel.
 
A representante da Câmara Municipal, Elzinha Mendonça, ressaltou a importância da implantação e continuidade das ações. “É uma semana importante, mas nós cidadãos e gestores precisamos pensar e dar nossa contribuição, fazer nossa parte todos os dias”, disse Elzinha, ao anunciar que incentivaria a aplicação das ações da A3P na Câmara de Vereadores.
 
A implantação da A3P no município de Rio Branco envolve todas as secretarias, autarquias, fundações e empresas públicas municipais. Durante o ato de formalização da implantação da agenda no município, os gestores municipais assinaram o termo de compromisso para implantação do programa.
 
“É um programa que pode fazer a diferença, não só do ponto de vista financeiro, econômico, mas também social”, ressaltou o secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho.
 
Ao parabenizar a iniciativa do Município, o superintendente do Ibama, Carlos Gadelha, lembrou que o trabalho em favor da preservação do meio ambiente é constante. “Participando das ações da Semana do Meio Ambiente no Município, vimos com alegria a consideração de todos pelo meio ambiente. Mas uma agenda assim não se implanta da noite para o dia. É necessário um compromisso diário de todos nós”.
 
Ações inovadoras
 
Durante a assinatura do Decreto da A3P em Rio Branco, o deputado federal Sibá Machado falou sobre os benefícios dos biodigestores, equipamentos que permitem a aceleração dos processos de decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio permitindo transformar resíduos em energias.
 
“O que se tem buscado são tecnologias de uso aplicado conservações dos recursos. O biodigestor é uma dessas possibilidades. Atualmente a novidade é a utilização do equipamento para transformar energia solar em elétrica”, explicou o deputado Sibá Machado.
 
Na oportunidade, a prefeita de Rio Branco comprovou a funcionalidade da tecnologia que pode transformar a vida das pessoas, principalmente nas comunidades mais distantes dos centros urbanos.
 
Os biodigestores chegaram ao Acre há cinco anos pelas mãos de Rosendo Magalhães. “Vi a ideia no nordeste e resolvei trazer pra cá. Fiz um lá em casa e pouco tempo depois o governo também comprou a ideia”, disse Rosendo.
 
Atualmente, no Acre há mais de 30 biodigestores, três deles estão em Rio Branco, 1 na Transacreana, 1 no Belo Jardim e 1 no Polo Benfica.
 
Parceiro na implantação da A3P, o Instituo Dom Moacir (IDM) apresentou materiais de pallets, produzidos pelos alunos do curso de design.
 
“Tudo que está aqui é resultado de um projeto executado pelos próprios alunos. Aproveitamos os materiais para construção de móveis, mesas, sofás, jardins verticais, transformando lixo em luxo”, explicou a professora do IDM, Vaneide Marinho.
 
 
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM
pay day loans . What makes Viagra Strips better than other forms of this medicine is its easiness of usage.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 21062018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040