Rio Branco - Acre, 18/10/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Rio Branco registra redução no número de casos de malária

A secretaria de Saúde de Rio Branco (SEMSA) oferece diagnóstico e tratamento para malária em 13 unidades de saúde e mantém a doença sob controle na capital. Este ano foram registrados apenas 40 casos da doença. O trabalho de combate à malária será reforçado com o equipamento entregue nesta quinta-feira (27) pela secretaria de Estado de Saúde à SEMSA. 
 
Os itens: carro, moto, um computador, dois aparelhos de ar condicionado, um telefone fixo e um bebedouro, foram entregues pelo secretário de Estado de Saúde ao secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida nesta quinta-feira, na sede da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco.  
 
Oteniel agradeceu pelos veículos e equipamentos e explicou que este mês a SEMSA deu início ao mapeamento geográfico das localidades, o que permitirá o conhecimento da situação do município em relação à transmissão da malária e a adequação do plano de ação operacional. “O diagnóstico e a vigilância estão diretamente relacionados. Todos os casos notificados são investigados imediatamente e nos casos positivos é feito bloqueio químico com a realização de borrifação residual intradomiciliar. Esses itens vão reforçar nossas ações, por isso agradecemos”,disse.  
 
Em 2018, de janeiro a maio foram registrados no Estado do Acre 14.955 casos de malária, sendo nos municípios do Juruá foram notificados 13.421 casos (90%). Em Rio Branco, são apenas 40 casos. 
 
Além de Rio Branco, a secretaria de Estado de Saúde também destinou veículos e outros equipamentos, parte do montante de R$ 2.600,00 (dois milhões e seiscentos mil) em investimento, para mais 11 cidades acreanas.
 
Maioria dos casos ocorre na Amazônia 
 
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, se não for tratada,  a malária pode evoluir para forma grave e levar o paciente a óbito. 
 
No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região Amazônica.
 
 
Da Assessoria
Fotos SEMSA
Online lending company provides a wide range of ways to get money by means of Tennessee Loans Online. On the global pharmaceutical market this medicine was issued in 2003 by two companies - Eli Lilly and ICOS. Initially, permission to sell Cialis was obtained in Europe, Australia, New Zealand.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 17102018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040