Rio Branco - Acre, 20/03/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Jornalista Vinicius Dônola promove contação de história sobre o Acre em Escola municipal

O jornalista e escritor Vinícius Dônola promoveu nesta quarta-feira, 5, uma contação de histórias a duas turmas do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Bacurau, na Vila Betel. A contação foi baseada no livro 'Histórias do Pequeno CO2', lançado em Rio Branco no final de 2013 e com previsão de relançamento em 2019.
 
Vinicius Dônola conta que a inspiração para escrever Histórias do Pequeno CO2 surgiu após uma viagem de trabalho a Xapuri. Pelo caminho, o jornalista ia observando o grande número de castanheiras morrendo nas pastagens, o que gerou intensa comoção e vontade de escrever sobre o tema. Descobriu, nessa viagem, que é a abelha mangangá a responsável por garantir as gerações seguintes de castanhais. Essa abelha - contou Dônola- às crianças, sofre com a derrubada das árvores que vivem no entorno das castanheiras, usadas por ela chegar ao topo e promover a polinização.  “A mangangá precisa de outras árvores para chegar até a copa da castanheira”, contou o jornalista.
 
O “CO2” é um menino molécula que vive na casca de uma castanheira, tem muito medo de ser transformado em fumaça e ser mandado para uma prisão que envolve o planeta Terra. A contação da história do Pequeno CO2 teve intensa participação dos pequenos estudantes, que fizeram perguntas e intervenções que deixaram Vinicius Dônola impressionado. O jovem Rafael, por exemplo, quis saber se a mangangá come as castanhas no chão. Vinicius explicou que elas precisam voar até a copa se alimentar e polinizar as flores da castanheira.
 
O secretário Márcio Batista avaliou o evento como essencial para fortalecer o ludismo através da literatura. “Alimenta o interesse pela leitura a partir da presença do escritor e jornalista”, observou o secretário.
 
Vinicius Dônola se diz “apaixonado” pelo Acre e que segue se inspirando no universo cultural do Estado para compor suas obras. Ele estará na abertura do Prêmio Jorge Said de Comunicação, que acontece nesta sexta-feira, 7, às 20h no buffet Afa Jardim.
 
Participaram do evento o secretário de Educação de Rio Branco, Marcio Batista, gestores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a diretora da Escola Francisco Bacurau, Rosângela Fonseca.
 
 
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM
The system of instant Virginia Loans Online allows any adult U.S. citizen. Since its introduction in the market buying Buy Generic Cialis can be exclusively in pharmacy chains with a prescription from a doctor. I agree that this is very inconvenient and takes a lot of time and effort.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 18032019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040