Rio Branco - Acre, 20/08/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura de Rio Branco divulga resultado da análise de açaí comercializado na Capital e orienta população

A prefeitura de Rio Branco divulgou nesta sexta-feira, 1, os resultados da análise do açaí comercializado em Rio Branco. A apresentação do relatório foi feita pelos secretários municipais de Saúde, Oteniel Almeida, e de Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Econômico, Elyson Souza, em coletiva à imprensa, na sala de reuniões da sede da Prefeitura.
 
Segundo o relatório, das amostras coletadas nos mercados do Conjunto Manoel Julião, Ceasa, Quinze e Mercado Elias Mansour, todos apresentaram resultados satisfatórios, exceto o laudo da amostra coletada no mercado Elias Mansour e entorno, que apresentou resultado positivo para fragmentos de DNA de Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. A coleta das amostras foi feita durante os meses de novembro e dezembro de 2018, e de janeiro de 2019.
 
“Importante ressaltar que a fiscalização é rotineira e nos últimos dois anos nenhuma inconsistência foi encontrada. Desta vez, encontramos resultados positivos para a análise do protozoário transmissor da doença de Chagas, e iniciamos imediatamente os procedimentos protocolares”, explicou Oteniel Almeida.
 
De posse do resultado, o Poder Público Municipal iniciou os procedimentos de Vigilância em Saúde com ações preventivas e de orientação aos comerciantes que vendem o produto. A primeira medida foi retirar de comercialização o açaí de procedência desconhecida. Em seguida, o chamamento público para exames de prevenção, prioritariamente, as pessoas que tenham consumido açaí do Mercado Elias Mansur no período entre novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019.
 
Os exames poderão ser feitos no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), ao lado do Lacen. “O exame é gratuito e o resultado sai em três dias”, explicou o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, enfatizando é importante fazer o exame, pois a doença, numa fase crônica, pode levar a óbito. “No CAD haverá uma equipe para fazer especificamente esse tipo de exame, que é realizado de forma simples e rápida”, acrescentou.
 
Cartilha
 
As medidas para garantir a qualidade do açaí comercializado em Rio Branco incluem ações educativas voltadas aos comerciantes e os manipuladores do produto. Para tanto, a equipe de Vigilância Sanitária do Município preparou uma cartilha orientações de preparo, armazenagem e orientação da polpa de açaí de forma adequada, higiênica e segura.
 
 
Da Assessoria
Fotos Assis Lima/DECOM e Tattiana Jiménez/SEMSA
In particular, Texas Loans Online can cater to the needs of its residents. This pill gives a hand to thousands who suffer from erectile dysfunction. People who take Viagra Super Active can forget about their impotence and have a normal intimate life.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 20082019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040