Rio Branco - Acre, 20/03/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Com apresentações de Folguedos, Carnaval se inicia em Rio Branco

Marujada, baile infantil, Maracatu e marchinhas de Carnaval marcaram o primeiro dia do Mercado Cultural, neste sábado, 2, no Novo Mercado Velho. O evento, promovido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, segue até a próxima segunda-feira, 4, e visa valorizar o Carnaval tradicional com apresentações de folguedos.
 
Quem abriu a folia foi a Marujada Brig Esperança, comandada pelo ilustre Mestre Aldenor Costa, contando a história de uma rebelião dentro de um navio, quando, em contrapartida, o capitão expulsa os tripulantes, e como sinal divino, o líder roga uma praga. “Desde pequeno que eu brinco Carnaval assim, lá nos seringais de Cruzeiro do Sul”, afirma Aldenor.
 
A atividade segue com apresentações carnavalescas há mais de 50 anos. “Eu aprendi com o finado Osvaldo, que veio de Manaus com essas brincadeiras de Marujada. Considero muito importante continuar, pois virou tradição, e o Carnaval é uma festa do início dos tempos. Por isso sua tamanha importância”, destaca o marujo.
 
Na sequência, quem se apresentou no palco do Mercado Cultural foi a artista Camila Cabeça, que levou um baile infantil para os pequenos que estavam presentes no Novo Mercado Velho. Luna Vitória Vilegas, de 5 anos, era uma das crianças mais animadas do espaço. Ela aproveitou todas as músicas, dançando e interagindo com o show. “Eu gosto muito de Carnaval. É muito divertido”, contou.
 
O pai, Vítor Hugo Vilegas Júnior, apontou a importância de ter uma programação voltada para a criançada. “O mais legal é ver eles felizes. Se minha filha está feliz, eu estou feliz.
 
A terceira atração da noite ficou por conta do agito do Maracatu Nação Pé Rachado, que levou muita energia para o Carnaval de Rio Branco.
 
“Estamos com a adrenalina lá em cima. Quando a gente reúne essa galera para tocar, eles não vêm só por vim, tem uma energia, até porque ensaiamos durante todo o ano. Então a gente vem aqui para celebrar”, diz a mestra do grupo, Vanessa França.
 
A noite se encerrou com as apresentações de Alberan Moraes e o grupo Raízes da Terra, que tocaram as clássicas marchinhas de carnaval.
 
Programação
 
A programação do Mercado Cultural segue neste domingo, 3, a partir das 16h, com discotecagem carnavalesca, Jabuti Bumbá, cortejo do bloco Urubu Cheiroso, e banda Raízes da Terra.

Na segunda, 4, a folia se inicia mais uma vez com discotecagem carnavalesca, às 16h. Na sequência, a Marujada Brig Esperança e o Maracatu Nação Pé Rachado Pé Rachado se apresentam mais uma vez. Depois, as Moças do Samba sobem ao palco. A noite se encerra com a banda Raízes do Samba.
 
A terça-feira de Carnaval, 5, terá o tradicional Desfile dos Blocos Carnavalescos de Rio Branco, a partir das 18h, na Avenida Epaminondas Jácome. Se apresentam os blocos Sem Limite, 6 é D+, Sambase, SPB e Unidos do Fuxico.
 
Sem Limite e 6 é D+.

“O Carnaval é uma das maiores expressões culturais do Brasil, e a gestão municipal, mesmo diante de uma crise, entendeu a importância dessa data para as tradições populares carnavalescas. Sendo assim, a Prefeitura de Rio Branco promove um modesto, mas bonito Carnaval em um espaço Central e importante da cidade, que é o Novo Mercado Velho, exaltando grupos culturais tradicionais que geralmente não têm tantos espaços para se apresentarem, mas que são valorosos para a preservação do patrimônio imaterial da capital. Além disso, o Mercado Cultural ainda incentiva a economia criativa”, destaca o presidente da FGB, Sérgio de Carvalho.
 
 
Márcia Moreira da Assessoria/FGB
Fotos Fagner Delgado/DECOM e Ramon Aquim/FGB
short term loans . On the global pharmaceutical market this medicine was issued in 2003 by two companies - Eli Lilly and ICOS. Initially, permission to sell Cheap Cialis was obtained in Europe, Australia, New Zealand.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 18032019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040