Rio Branco - Acre, 21/05/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Com apresentações de Folguedos, Carnaval se inicia em Rio Branco

Marujada, baile infantil, Maracatu e marchinhas de Carnaval marcaram o primeiro dia do Mercado Cultural, neste sábado, 2, no Novo Mercado Velho. O evento, promovido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, segue até a próxima segunda-feira, 4, e visa valorizar o Carnaval tradicional com apresentações de folguedos.
 
Quem abriu a folia foi a Marujada Brig Esperança, comandada pelo ilustre Mestre Aldenor Costa, contando a história de uma rebelião dentro de um navio, quando, em contrapartida, o capitão expulsa os tripulantes, e como sinal divino, o líder roga uma praga. “Desde pequeno que eu brinco Carnaval assim, lá nos seringais de Cruzeiro do Sul”, afirma Aldenor.
 
A atividade segue com apresentações carnavalescas há mais de 50 anos. “Eu aprendi com o finado Osvaldo, que veio de Manaus com essas brincadeiras de Marujada. Considero muito importante continuar, pois virou tradição, e o Carnaval é uma festa do início dos tempos. Por isso sua tamanha importância”, destaca o marujo.
 
Na sequência, quem se apresentou no palco do Mercado Cultural foi a artista Camila Cabeça, que levou um baile infantil para os pequenos que estavam presentes no Novo Mercado Velho. Luna Vitória Vilegas, de 5 anos, era uma das crianças mais animadas do espaço. Ela aproveitou todas as músicas, dançando e interagindo com o show. “Eu gosto muito de Carnaval. É muito divertido”, contou.
 
O pai, Vítor Hugo Vilegas Júnior, apontou a importância de ter uma programação voltada para a criançada. “O mais legal é ver eles felizes. Se minha filha está feliz, eu estou feliz.
 
A terceira atração da noite ficou por conta do agito do Maracatu Nação Pé Rachado, que levou muita energia para o Carnaval de Rio Branco.
 
“Estamos com a adrenalina lá em cima. Quando a gente reúne essa galera para tocar, eles não vêm só por vim, tem uma energia, até porque ensaiamos durante todo o ano. Então a gente vem aqui para celebrar”, diz a mestra do grupo, Vanessa França.
 
A noite se encerrou com as apresentações de Alberan Moraes e o grupo Raízes da Terra, que tocaram as clássicas marchinhas de carnaval.
 
Programação
 
A programação do Mercado Cultural segue neste domingo, 3, a partir das 16h, com discotecagem carnavalesca, Jabuti Bumbá, cortejo do bloco Urubu Cheiroso, e banda Raízes da Terra.

Na segunda, 4, a folia se inicia mais uma vez com discotecagem carnavalesca, às 16h. Na sequência, a Marujada Brig Esperança e o Maracatu Nação Pé Rachado Pé Rachado se apresentam mais uma vez. Depois, as Moças do Samba sobem ao palco. A noite se encerra com a banda Raízes do Samba.
 
A terça-feira de Carnaval, 5, terá o tradicional Desfile dos Blocos Carnavalescos de Rio Branco, a partir das 18h, na Avenida Epaminondas Jácome. Se apresentam os blocos Sem Limite, 6 é D+, Sambase, SPB e Unidos do Fuxico.
 
Sem Limite e 6 é D+.

“O Carnaval é uma das maiores expressões culturais do Brasil, e a gestão municipal, mesmo diante de uma crise, entendeu a importância dessa data para as tradições populares carnavalescas. Sendo assim, a Prefeitura de Rio Branco promove um modesto, mas bonito Carnaval em um espaço Central e importante da cidade, que é o Novo Mercado Velho, exaltando grupos culturais tradicionais que geralmente não têm tantos espaços para se apresentarem, mas que são valorosos para a preservação do patrimônio imaterial da capital. Além disso, o Mercado Cultural ainda incentiva a economia criativa”, destaca o presidente da FGB, Sérgio de Carvalho.
 
 
Márcia Moreira da Assessoria/FGB
Fotos Fagner Delgado/DECOM e Ramon Aquim/FGB
Illinois Payday Loans should not be obtained by people who do not have the capacity to repay the lenders. If you have already decided to take Levitra, be sure to consult a doctor, you don't have any contraindications and act strictly due to a prescription.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 15052019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040