Rio Branco - Acre, 14/07/2020

Alunos da Escola José Potyguara participam do Programa Um Dia Com a Prefeita nesta quarta

A Prefeitura de Rio Branco realiza nesta quarta-feira, 11, a segunda edição do Programa Um dia Com a Prefeita. Desta vez, participam alunos da rede municipal de ensino da Escola José Potyguara, localizada no Calafate.

Um dia de conhecimento e muito aprendizado, assim pode ser definida a atividade idealizada pela prefeita Socorro Neri. As crianças tem a oportunidade de passar uma manhã inteira na sede da Prefeitura de Rio Branco para conhecer o dia-a-dia, o trabalho da prefeita Socorro Neri e também um pouco da história da capital do Estado.

“Nós temos muito a aprender com as crianças, devemos ouvi-las sempre, inclusive para melhorar a gestão do município. Elas nos apresentaram demandas para melhorar a escola, para melhorar o bairro delas e esse ‘Um Dia Com a Prefeita’ tem, também, esse significado. A cidade é boa à medida em que ela cuida do futuro das crianças e também do presente. Uma cidade boa é aquela que protege e promove o desenvolvimento da infância e da juventude, é isso o que estamos buscando fazer”, destacou a prefeita.

A atividade será iniciada às 7h30 da manhã com a chegada dos alunos à sede da Prefeitura de Rio Branco, na sequência eles são acolhidos pelos responsáveis pela ação, tomam um café da manhã reforçado nos jardins da Prefeitura e logo em seguida assistem uma palestra sobre a história de Rio Branco. As crianças também vão conhecer todo o espaço físico da Prefeitura, Secretarias, galeria com imagens da cidade (no 1º piso) e também a galeria (2º piso) onde estão expostos os quadros dos ex-prefeitos da capital e a faixa usada pelo(a) chefe do executivo municipal do dia da posse e em solenidades importantes.

A visita termina com um bate-papo com a prefeita na sala de reuniões e fotos no gabinete dela.

Educação em Rio Branco

Cerca de 25 mil crianças, da creche ao 5º ano do Ensino Fundamental, estão sob responsabilidade da Prefeitura. São 86 escolas e creches, além de outros 26 espaços que recebem apoio do executivo municipal. Nos últimos anos foram construídas 14 unidades de educação infantil; realizados concursos para servidores efetivos e inúmeros investimentos na formação e qualificação de professores, o que permitiu que Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Rio Branco evoluísse de nota 4,1 em 2005 para 6,5 em 2017. Acima da média nacional que é de 5,8.

Andryo Amaral, da Diretoria de Comunicação