Rio Branco - Acre, 13/07/2020

banner-trabalhando-hoje-pmrb2BANNER PORTAL TRANPARENCIA novo

Últimas Notícias

Prefeitura de Rio Branco apresenta primeiro Inventário de Dados de Gases de Efeito Estufa

A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o International Council for Local Environmental Initiatives (Iclei), associação democrática e internacional que apoia governos locais e organizações governamentais nacionais e regionais que assumiram compromisso com o desenvolvimento sustentável, elaboraram e apresentaram o primeiro Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa do Município de Rio Branco. 
 
De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Aberson Carvalho, o estudo é fundamental para orientar o Município no que se refere às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “Rio Branco, agora, com este inventário, que foi publicado e que está sendo apresentado para a sociedade mundialmente, se coloca numa posição de vanguarda em relação ao meio ambiente, no quesito das políticas ambientais para a Cidade, e em relação ao Estado, ao País e ao mundo. É importante frisar que todo e qualquer lugar do nosso Planeta tem uma relevância direta e indireta com as mudanças climáticas”, ressalta Carvalho.

Em Rio Branco, de acordo com apontamento do estudo, as atividades de desmatamento e criação de animais ruminantes compõem a maior parcela de emissão de CO2, seguidas dos setores de transporte e energia respectivamente. Por último esta a emissão geradas por resíduos.

O secretário explica que para se ter o controle, saber o que uma cidade de médio porte, como Rio Branco, com cerca de 400 mil habitantes, contribui diretamente, ou até mesmo o que ela pode estar produzindo de carbono, só é possível através desse tipo de estudo. “Os resultados abrangem o período de 2012 a 2016 e estamos apresentando esses resultados, que vão justamente nortear o nosso Plano Municipal de Mudanças Climáticas”, enfatiza.
 
Rio Branco na Vanguarda

No Brasil, poucos municípios possuem um plano o de Rio Branco. Na região norte, somente Rio Branco elaborou esses estudos. A política ambiental desenvolvida pela Prefeitura de Rio Branco, demonstra o compromisso da prefeita Socorro Neri com a agenda ambiental, mostrando a relevância dos estudos, do diagnóstico, para poder fazer um planejamento que incorpore a sustentabilidade, tema relevante quando se projeta o futuro. O estudo coloca Rio Branco na vanguarda das políticas ambientais na Amazônia.

Importância

“Esse plano de mudanças visa exatamente nortear o Município sobre quais são as ações que queremos efetivar nos próximos anos para redução do gás de efeito estufa. Ou seja: Rio Branco participando diretamente e contribuindo para uma agenda ambiental, naquilo que lhe cabe em relação às mudanças climáticas’, concluiu Carvalho.
 
 
 
Antônio Kleber, da Diretoria de Comunicação

INFORMAÇÕES RIO ACRE

SHOPPING POPULAR

Prefeitura de Rio Branco - Horário de Atendimento: 08h às 18h
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) 3212-7040

    TELECONSULTA - SAÚDE