Rio Branco - Acre, 09/07/2020

Prefeitura de Rio Branco garante teleatendimento médico de atenção primária para evitar circulação de pessoas e propagação da Covid-19

Por orientação da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, a partir desta segunda-feira, 18, a Prefeitura disponibiliza à população da capital uma nova plataforma de atendimento médico: A teleconsulta. As pessoas que apresentarem qualquer sintoma, não precisam sair de casa para buscar uma consulta ou marcar exames, tudo poderá ser feito via telefone (voz e vídeo) ou por chat on line.

A nova ferramenta compõe o pacote de medidas de combate e contenção da Covid-19, em Rio Branco. A Portaria do Ministério da Saúde, de n° 467 de 20 de março, regulamenta e operacionaliza as ações de telemedicina, em caráter excepcional e temporário, como forma de garantir um enfrentamento mais eficaz ao novo coronavírus.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os profissionais vão realizar a triagem e encaminhar para os atendimentos específicos. Médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas estarão realizando as teleconsultas.

"Não somente as pessoas que apresentarem sintomas gripais, mas que tiverem qualquer outro problema de saúde, a Atenção Básica estará atendendo, visando diminuir a circulação. Vamos atender todas às situações que são rotina nas Unidades Básicas de Saúde. Nosso maior objetivo é fazer com que as pessoas fiquem em casa, e evitem sair ao máximo, especialmente quem compõe o grupo de risco", explicou a coordenadora de Regulação, Controle e Avaliação da Semsa, Sulamitta Guedes.

O usuário terá atendimento pré-clinico, suporte assistencial, consultas, monitoramento e diagnóstico. O paciente poderá entrar em contato pelo telefone 3216.2400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e solicitar a consulta.

Paula Amanda, da Diretoria e Comunicação