Rio Branco - Acre, 16/07/2020

banner-trabalhando-hoje-pmrb2BANNER PORTAL TRANPARENCIA novo

Últimas Notícias

Socorro Neri e Gladson decidem prorrogar decretos de isolamento social até o dia 15 de junho

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, participou de uma videoconferência organizada pela Casa Civil do Governo do Acre, com a presença do governador Gladson Cameli. O evento tratou da possibilidade de retorno gradual dos estabelecimentos não-essenciais definidos por meio de decretos governamentais e discutiu as medidas a serem tomadas para continuar o combate ao coronavírus/covid-19.
 
Entre as decisões anunciadas está a prorrogação dos decretos estadual municipal de isolamento social até o dia 15, assim como o termino do rodízio de veículo neste domingo, dia 31.

Além de Socorro Neri e de Gladson Cameli, a reunião contou com a presença de secretários estaduais e municipais; do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Nicolau Júnior; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano; do presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços Agrícolas do Acre (Acisa), Celestino Bento de Oliveira; e de representantes da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio).

Em sua fala, Socorro Neri, destacou a eficácia do rodízio de veículos adotado em Rio Branco desde o dia 18 de maio para reforçar o isolamento social. A gestora afirmou que nas últimas duas semanas, a capital acreana ficou entre as cidades com os maiores índices de isolamento social do País, superando até mesmo a média nacional.

“Esse rodízio foi pensado para 14 dias e foi uma medida necessária porque, na semana em que ela foi decretada, o sistema de saúde estava entrando em colapso. Não tinha vaga em UTI, não tinha vaga em leito”, explicou Socorro Neri. “Logo na primeira semana ele funcionou e trouxe bons resultados. Ainda nessa segunda semana, embora tenha baixado os índices, pois a tendência no Brasil é de baixar o isolamento, nós já temos um outro cenário no sistema de saúde em razão dos leitos que foram implantados, das UTIs que foram instaladas e já estão em funcionamento”, acrescentou. “Diante desse novo cenário, daqui a 15 dias, nos podemos pensar na retomada das atividades diversas”, completou.

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, fez o relato de ocupação dos leitos destinados para pacientes com Covid-19. Segundo o gestor, dos 50 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) disponíveis para os casos graves, 39 estão ocupados, enquanto 147 dos 214 leitos clínicos estão sendo utilizados.
 
Mais uma vez, o governador Gladson Cameli enfatizou que salvar vidas continua sendo a principal prioridade do Governo do Estado do Acre. Diante do alto número de infectados, o governador confirmou a extensão do decreto governamental até o dia 15 de junho.

“Não podemos relaxar no momento mais decisivo. Sabemos da dificuldade que os empresários estão enfrentando, mas o nosso objetivo é evitar que mais vidas sejam perdidas para o coronavírus. Temos que unir nossas forças para vencermos esse vírus o quantos antes para que a vida possa continuar. Por isso, decidimos pela prorrogação do nosso decreto até 15 de junho”, argumentou.
 

Com informações da Secom/AC

INFORMAÇÕES RIO ACRE

SHOPPING POPULAR

Prefeitura de Rio Branco - Horário de Atendimento: 08h às 18h
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) 3212-7040

    TELECONSULTA - SAÚDE