Rio Branco - Acre, 14/07/2020

Rio Branco sedia em julho Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito

Andréia Oliveira

Rio Branco vai sediar, em julho, a próxima reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. Proposta neste sentido foi apresentada pelo superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, durante a 68ª Reunião do Fórum Nacional, realizada nos dias 26 e 27 de março, em Aracaju (SE).

Torres representou o município de Rio Branco no evento que contou com a participação de 126 autoridades de diferentes cidades brasileiras, bem como técnicos de 47 municípios da região. A proposta foi aprovada por todos os participantes do encontro.

No evento em Rio Branco será discutido e desenvolvido o processo de planejamento estratégico do Fórum Nacional para o biênio 2009/2010, assim como diferentes temas de relevância nacional. Segundo Torres, a importância do Fórum vai além da troca de experiências bem sucedidas, “ele tem o papel fundamental de uniformizar procedimentos e soluções para o setor, levando em conta as particularidades de cada região do país”.

Na reunião em Rio Branco serão apresentadas experiências que foram bem sucedidas na área de modernização e implantação de novas tecnologias, como o Plano Diretor de Transportes e Trânsito e o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo.

Será também, a oportunidade para Rio Branco se consolidar como uma das cidades da região norte que possui um Programa de Mobilidade Urbana, fator preponderante para a captação de novos recursos e aprovação de projetos junto ao Governo Federal.

Participarão do evento o diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva e o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno de Lima.

Criado em junho de 1990, com o objetivo de reunir responsáveis pela gestão de transporte urbano e trânsito, visando estabelecer um canal permanente de divulgação e troca de experiências bem sucedidas nessas áreas, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, se consolidou como importante interlocutor para o tratamento das principais questões nacionais referentes à mobilidade urbana no País.

O Fórum Nacional congrega cerca de 100 municípios. Já foram realizadas 68 reuniões que ocorrem a cada três meses, normalmente em capitais diferentes. Temas como legislação, financiamento para estudos e projetos, políticas federais para o setor, plano diretor e zoneamento, programas de redução de acidentes de trânsito, foram pautas de discussões dos principais encontros.

Temas debatidos no 68º Fórum Nacional

• PAC da Mobilidade;

• O sistema de transporte de Aracaju;

• Propostas e perspectivas para a mobilidade urbana, incluindo o Projeto de Lei da Mobilidade Urbana;

• Medidas para desoneração e barateamento das tarifas;

• Acessibilidade universal no transporte público e fontes de financiamento para o setor;

• Propostas e perspectivas para o Sistema Nacional de Trânsito, incluindo o processo de revisão do Código de Trânsito Brasileiro;

•  Balanço de um ano da "Lei Seca";

• A participação dos municípios nas Câmaras Temáticas e no Fórum Consultivo do Departamento Nacional de Trânsito.