Rio Branco - Acre, 13/07/2020

Rio Branco comemora em abril o Mês do Livro Infantil

Capacitações e atividades voltadas à literatura infantil caracterizam o evento realizado durante o mês

Certa vez, o escritor Monteiro Lobato disse que “Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”. A célebre frase é o tema escolhido para a comemoração do mês do Livro Infantil que, neste ano, acontece entre os dias 6 e 18 de abril. Durante duas semanas a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Fundação Elias Mansour, a Academia Acreana de Letras, Universidade Federal do Acre (UFAC) e as livrarias Paim, Betel e Universitária, realizam atividades relacionadas ao mundo literário entre crianças, agentes culturais e professores da rede estadual de ensino.

Monteiro Lobato é o principal homenageado durante a semana. Não é para menos. O escritor é famoso pelos seus textos voltados ao universo infantil, sendo considerado o principal nome deste gênero literário no Brasil. E é graças a isso que no dia do aniversário de Monteiro Lobato, 18 de abril, que é comemorado o Dia do Livro Infantil. Este é o quarto ano em que a capital acreana celebra esta data. O evento foi expandido e neste ano passa se estende por duas semanas com atividades relacionadas ao livro infantil.

Em Rio Branco, a comemoração vai além dos livros. Brincadeiras infantis, teatro, música fazem parte deste universo infantil com diversas opções de atividades. Na segunda-feira, 6, estão programadas várias oficinas focando na formação de agentes de leitura, agentes culturais e professores, que trabalham diretamente com crianças.

O objetivo nesta primeira fase é capacitar os profissionais que lidam com a leitura infantil, de forma que eles possam estimular e dinamizar a relação das crianças com o livro. Ao mesmo tempo acontecerão palestras, conversas e rodas de debate com escritores deste universo literário, levando a reflexão dos textos infantis.

Já na segunda semana, os espaços que lidam com o mundo da literatura vão realizar uma programação com as comunidades onde são localizadas, aumentando o contato com os livros nestas áreas.  Locais como as Casas de Leitura da Gameleira, Matias e Chico Mendes vão fazer atividades voltadas às crianças, com ciranda de autores, brincadeiras e brinquedos tradicionais, além de uma programação voltado ao mundo criado por Monteiro, com contos, contação de histórias e discussões sobre os personagens deste escritos.

O Sesc Centro também vira palco de sarau literário e debate sobre obras infantis acreanas. Os espaços do Centro Cultural Thaumaturgo Filho e do Centro de Multimídia participam com atividades literárias em comemoração a esta data. Mas uma data tão especial merece uma grande festa.

Então para finalizar, no dia 18, será feito na Praça da Biblioteca Pública um evento onde todos os espaços envolvidos com o universo infantil vão fazer uma exposição de atividades de incentivo à leitura. Contação de histórias, brinquedos e brincadeiras, exposição e bate-papo sobre personagens de Monteiro Lobato, oficina de ilustração e pinturas de rosto, exposição e venda de livros infantis entre outras atividades que serão realizadas nesta grande celebração.

Dia 6

Oficina de Contação de Histórias - Karla Martins

9h às 11h e 14h às 17h - Casa da Leitura da Gameleira

Dia 7

Oficina de Cantigas de Roda e Brincadeiras e Roda de Conversa sobre o Livro “Boquinha da Noite” - Maria Antônia e Robélia Fernandes

8h às 11h - Centro Cultural Thaumaturgo Filho

Oficina de Contação de Histórias

Tânia Oliveira

14h às 17h - Centro Cultural Thaumaturgo Filho

Dia 8

Oficina de Confecção de Fantoche

Patrícia Pupo

9h às 11h e 14h às 17h  - SESC Centro

Público alvo: Agentes de Leitura, agentes culturais e professores.

35 vagas

Relançamento do Livro “Verdes Frutos”

19 às 21hs Biblioteca Pública (Espaço Infantil)

Dia 9

Oficina de Manipulação de Fantoche - Patrícia Pupo

8h às 11h - SESC Centro

Público alvo: Agentes de Leitura, agentes culturais e professores.

De 13 à 16

Profº Drº Henrique Silvestre

19h SESC Centro – Botequinta

Dia 18