Rio Branco - Acre, 14/07/2020

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge a marca de 14,46 m

Algumas famílias já foram removidas para o Ginásio Coberto. Outras foram para casa de familiares

Aquinei Timóteo
Foto: Marcos Vicentti

Equipes da Defesa Civil Municipal (Comdec) estão atuando desde o início da madrugada nas áreas críticas da cidade, onde há risco de alagação por causa da cheia do rio Acre. O rio está acima da cota de transbordamento e segundo última medida feita pela Comdec às 11 horas, o nível do rio Acre está em 14,46 m, subindo dois centímetros por hora. As áreas de maior risco são os bairros Seis de Agosto, Adalberto Sena e Ayrton Senna, onde já há várias famílias com quintais alagados.

A equipe da prefeitura atua nestas áreas não só para orientar as famílias sobre os riscos de doenças, mas também no apoio em caso de necessidade de transferência para casa de familiares ou abrigo, prestando toda a assistência necessária para evitar maiores danos diante da situação de crise.

“Ontem de manhã fui resolver umas coisas no centro e quando voltei - pouco depois das nove horas – já estava tudo assim, cheio d’água”, disse Marta Mendes, moradora da travessa Éden, no bairro Seis de Agosto, cuja casa está parcialmente inundada. “Agora vou pegar minhas coisas e levar para a casa da minha mãe, que mora aqui no bairro Seis de Agosto, e esperar a água baixar”, completou.

As famílias vítimas da cheia do Rio Acre estão recebendo assistência das equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual, além de todo o atendimento da área de assistência social do município. Somente na prefeitura de Rio Branco estão atuando quatro equipes no atendimento às famílias vítimas da alagação. São pouco mais de 40 pessoas, dos quais 26 são funcionários da Emurb e Semsur e homens do Corpo de Bombeiros.