Rio Branco - Acre, 10/07/2020

Rio Acre atinge 15,51 m em Rio Branco

Charlene Carvalho
Foto: Marcos Vicentti

Os números oficiais da Defesa Civil municipal mostram que o nível do rio Acre subiu 12 centímetros até o meio dia de hoje.  Por conta do aumento  das chuvas desde o feriado de Páscoa, as medições estão sendo feitas de três em três horas, das 6h às 21h. Na medição realizada às 6 horas desta terça-feira, 14, a marca era de 15,46 metros. Às 9h subiu mais dois centímetros, chegando a 15,48m, número este que se manteve até a medição do meio dia. Hoje à tarde, às 15 h, o nível do rio Acre subiu um pouco mais, chegando a 15,51 m.

O Riozinho do Rola, principal afluente do rio Acre continua subindo. Ontem  de acordo com a  medição oficial  media 14,20 metros e hoje pela manhã subiu 20 centímetros, chegando a 14.40 metros. Em Sena Madureira o rio Iaco também continua subindo. Ontem a medição era de 13.07 m e hoje pela manhã chegou a 13.16 metros.

Já na bacia do rio Acre há boas notícias de vazante. Em Assis Brasil estava 5,30 m ontem e hoje baixou para 4,50 m. Em Brasiléia  a medição de ontem era de 8,25 m e hoje baixou para 6,10 m. Outra baixa significativa foi registrada  em Xapuri , onde o rio Acre  baixou de 12,42 m para 10,90 m.

O único problema é que, segundo o chefe da Divisão da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), capitão George Santos, há previsão de mais chuvas para a região nos próximos dias. Diante da gravidade da situação, prefeitura e governo do Estado trabalham nos três abrigos da cidade para garantir infraestrutura e condições adequadas para atender aos desabrigados da cheia. Até o meio dia mais de 1,5 mil pessoas estavam em abrigos da prefeitura, além das famílias que foram remanejadas para casa de parentes.