Rio Branco - Acre, 13/07/2020

Prefeitura assina convênio com Estado para fortalecimento das ações na Casa Rosa Mulher

Charlene Carvalho
Fotos: Marcos Vicentti

O prefeito Raimundo Angelim e o governador Binho Marques assinaram na manhã desta quarta-feira, 15, convênio no valor de R$ 150 mil para implantação de projetos e continuidade de atividades da Casa Rosa Mulher nos próximos meses. A solenidade de assinatura do convênio, realizada na própria Casa Rosa Mulher, no Segundo Distrito, foi prestigiada pela Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e diversas autoridades ligadas ao apoio às mulheres no Estado.

Na mesma solenidade, Binho Marques sancionou lei estadual de autoria do deputado Zé Carlos (PTN) que permite ao Estado realizar parceria público-privada com creches comunitárias filantrópicas e confessionais, além de um convênio no valor de R$ 150 mil com Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre (CDDHEP/AC).

Na Casa Rosa Mulher os recursos serão destinados a atividades de apoio às mulheres vítimas de violência na Capital, com ações em diversas áreas, que incluem apoio jurídico, assistência social e psicológica, além de cursos de capacitação para inserção destas no mercado de trabalho.

Já no caso do CDDHEP/AC, os recursos serão destinados a cursos de capacitação dos conselheiros que atuam nos Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente, no fortalecimento das ações contra a violência contra meninas no Estado.

Projeto de deputado garante apoio a creches comunitárias

O projeto do deputado Zé Carlos, assinado na mesma solenidade, autoriza o governo a celebrar convênios com entidades privadas sem fins lucrativos para a manutenção de creches comunitárias, filantrópicas e religiosas. De acordo com o projeto, estas entidades devem estar legalmente constituídas e em dia com as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Além disso, terão que se submeter às normas do Conselho Estadual de Educação, às orientações da Secretaria de Estado da Educação e à legislação sobre educação infantil.

“Trata-se da concretização de um sonho. Este foi um projeto pensado em conjunto com o governador Binho Marques. Apresentei essa proposta porque conheci de perto a realidade de muitas creches em Rio Branco e a falta de creches para garantir às nossas mulheres condições dignas para seus filhos enquanto trabalham. Fico feliz de poder concretizar a sanção dele em uma atividade importante como a que está sendo realizada aqui, hoje”, destacou o deputado.

O prefeito Raimundo Angelim fez questão de agradecer o apoio que tem recebido do governo do Estado desde o início do seu primeiro mandato e lembrou que o governador Binho Marques, pelo apoio que tem dado à prefeitura, tem sido fundamental no sucesso do trabalho que vem sendo realizado.

Angelim destaca atividades de apoio à mulher vítima de violência

O prefeito Angelim, que foi um dos responsáveis pela instalação da Casa Rosa Mulher, na gestão do então prefeito Jorge Viana, quando era secretário Municipal de Bem Estar Social, lembrou da importância da Casa para o fortalecimento das políticas públicas municipais de apoio à mulher, do reconhecimento público deste trabalho por meio de várias premiações nacionais e internacionais e o fato de que este apoio tem feito grande diferença na vida das mulheres vítimas da violência na Capital.

“Devemos os bons resultados da Casa Rosa Mulher ao trabalho de muitas mãos, mas fundamentalmente, devemos também ao fato de que aqui se respira solidariedade, apoio à mulher, graças ao trabalho abnegado das mulheres que aqui trabalham e também ao apoio do governo do Estado”, frisou Angelim.

O prefeito lembrou que, de 2005 até agora, mais de 10 mil atendimentos já foram feitos na Casa, por meio dos recursos de convênios, mais de 350 mulheres que lá fizeram cursos de capacitação profissional já foram inseridas no mercado de trabalho, entre as quais 75 mulheres da Associação Florescer de jardinagem Comunitária, que agora, diante do sucesso do projeto, resultado de um curso realizado com recursos da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM).

“A Casa Rosa Mulher é um centro de referência de experiências de sucesso, já recebeu vários prêmios, mas isso não nos basta. O que nos basta é ver as mulheres serem atendidas aqui com acolhimento, com apoio necessário em seus momentos de dificuldade. Sabendo que aqui há uma mão estendida e que isso faz toda a diferença”, disse Angelim.

A ministra Nilcéa Freire, que já tinha visitado a Casa em outras ocasiões, disse que o bom de visitar o local é saber que ali se respira trabalho e que projetos como de jardinagem, financiado com recursos da secretaria, florescem.

“Eu sempre digo que esses projetos são como uma sementinha, que quando se coloca um pouco de dinheiro ele floresce. Aqui isso aconteceu, literalmente, e fico feliz de compartilhar esta experiência”, disse a ministra.

Binho: Angelim tirou Casa Rosa Mulher das cinzas

O governador Binho Marques também ressaltou a importância da Casa Rosa Mulher no apoio às vítimas de violência e disse sentir-se emocionado em visitar o local e saber que o projeto está cada vez mais vivo, mais forte. “E o melhor disso é saber que o nosso projeto está só começando”.

No seu discurso, Binho Marques fez questão de parabenizar o prefeito Raimundo Angelim. Segundo ele, Angelim retirou a Casa Rosa Mulher das cinzas.

“Às vezes, o problema não está na quantidade de recursos que se tem disponível, mas o que se faz destes recursos. Eu gostaria de parabenizar o prefeito Angelim por retirar a Casa Rosa Mulher das cinzas”, disse Binho Marques destacando que “não há nada mais complexo do que a simplicidade” e o fato de que o sucesso da Casa se dá, também, pela simplicidade do projeto.

Galeria de imagens

{phocagallery view=category|categoryid=45|limitstart=0|limitcount=10|detail=0|displayname=1|displaydetail=1|imageshadow=shadow1}