Rio Branco - Acre, 16/07/2020

Nível do rio Acre continua baixando. Comdec registra nível de 15,22m às 15h

O nível do rio Acre baixou mais 26 centímetros esta tarde em relação ao dia de ontem. A informação é da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), com base na medição feita às 15h, de 15,22 m. Ontem à tarde, o nível do rio Acre estava em 15,48 metros. Hoje às 6h da manhã marcava 15,35 m. Os números de acompanhamento do Comdec mostram uma significativa queda  em relação à terça-feira quando foi registrado o nível de 15,51 m.

Segundo o chefe da Divisão da Comdec, capitão George Santos, apesar da baixa no nível das águas, não há previsão imediata de retirada das famílias que estão nos abrigos da prefeitura.

Segundo ele, após a estabilização do nível do rio, o que ainda não aconteceu, as famílias devem permanecer mais 10 dias nos abrigos até que as áreas onde moram sejam desinfectadas e estejam em condições de serem habitadas com segurança. Até o momento 672 famílias estão desabrigadas; sendo que 364 estão em abrigos públicos e 308 estão na casa de parentes.

As famílias desalojadas foram encaminhadas para os três abrigos públicos disponíveis até o momento, que são o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, Ginásio de esportes do Sest/Senat e escola Luiza Carneiro Dantas. Nestes três locais a prefeitura já disponibilizou toda a infraestrutura necessária para atendimento aos desabrigados.

Diante da gravidade do problema, prefeitura e governo do Estado trabalham nos três abrigos da cidade para garantir infraestrutura e condições adequadas para atender aos desabrigados da cheia. Até o momento mais de 1,5 mil pessoas estão em abrigos da prefeitura, além das famílias que foram remanejadas para casa de familiares.