Rio Branco - Acre, 19/02/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Rio Branco vai aderir ao projeto Rostos, Vozes e Lugares da OPAS

 

Objetivo do plano é desenvolver estratégias para que cidades da América Latina e Caribe promovam melhorias sustentáveis na qualidade de vida da população
Charlene Carvalho

Fotos: Adonay Melo

O Prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim e o vice-prefeito Eduardo Farias participaram hoje pela manhã, 26, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da apresentação a secretários municipais, coordenadores de projetos e servidores do município, do “Projeto Rostos, Vozes e Lugares”, desenvolvido e apoiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), como estratégia para que cidades da América Latina e Caribe promovam melhorias sustentáveis na qualidade de vida, intervindo nas situações geradoras de injustiças, e contribuam para o alcance das metas traçadas no âmbito dos Objetivos do Milênio (ODM), na Capital.

Além do prefeito Angelim e do vice- prefeito Eduardo Farias, participaram do encontro, o secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal, o secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil; o presidente da Câmara de Vereadores, Jessé Santiago e o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental, Diego Gonzales e representante da OPAS.

O encontro Rumo aos Objetivos do Milênio tem como finalidade, no âmbito da prefeitura de Rio Branco, discutir o tema saúde nas comunidades, em virtude da adesão de Rio Branco ao projeto da OPAS, cujo objetivo é a melhoria das condições de saúde dos países latino-americanos.

A discussão do projeto, segundo o vice-prefeito Eduardo Farias, que conheceu o trabalho que vem sendo executado pela OPAS em Olinda (PE) é construir junto à comunidade estratégias, alianças e intervenções intersetoriais e participativas que promovam o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Rio Branco.

O secretário Pascal Khalil fez uma palestra sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura de Rio Branco na área de saúde com ênfase no projeto que está sendo realizado na região do Riozinho do Rôla – o atendimento itinerante de saúde – em parceria com a Secretária Municipal de Agricultura e Floresta (Safra) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

Diego Gonzales e Maria Alice fizeram uma apresentação do projeto, seus objetivos e metas, além das boas experiências que estão sendo realizadas no país. Segundo Gonzales, a adesão de Rio Branco ao projeto é importante pois trata-se de “uma aliança estratégica para o cumprimento dos objetivos do milênio”. Segundo ele, esta aliança só é bem sucedida quando é feita por todos setores e não apenas por uma secretaria. “Rio Branco dá um bom exemplo. No geral nós começamos o projeto com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade. Aqui estamos iniciando com a prefeitura e todos os seus setores. Isso é muito bom”.

Para o prefeito Angelim, a integração de Rio Branco ao projeto é importante por causa da metodologia por ele usada. “Nós aqui já trabalhamos, desde 2005, com vários projetos para cumprir os objetivos do  milênio nas diversas áreas de inclusão social, como o trabalho realizado no bairro Mocinha Magalhães, o programa saúde em movimento que atende mais de 900 pessoas da terceira idade nos nossos bairros, além do atendimento nos CRA’s e das ações de saúde. Mas fazemos questão de aderir ao projeto pela sua metodologia e para que possamos avançar cada vez mais nas conquistas”, disse o prefeito.

O que é o projeto?

A iniciativa Rostos, Vozes e Lugares países, estados e município tem o objetivo de reduzir as lacunas e injustiças, fazendo com que, e um determinado território, as comunidades e cada família e cada indivíduo seja protagonista dos processos que garantem sua saúde, avançando assim para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Para a OPAS, os ODM constituem os objetivos mínimos a serem alcançados, mas nunca um limite ao avanço na qualidade de vida e saúde das comunidades.
A cooperação técnica se baseia numa sólida base científica e de evidências que leva em conta os determinantes sociais e econômicos da saúde.

Rostos, Vozes e Lugares se propõe a trabalhar com os municípios e comunidades mais pobres. O eixo prioritário de equidade é uma característica única de Rostos, Vozes e Lugares que, mediante intervenções locais, se propõe a formular políticas públicas universais e nacionais.

Objetivos do Milênio: oito jeitos de mudar o mundo

•    Acabar com a fome e a miséria;

•    Educação de qualidade para todos;

•    Igualdade entre sexos e valorização da mulher;

•    Reduzir a mortalidade infantil;

•    Melhorar a saúde das gestantes;

•    Combater a Aids, a malária e outras doenças;

•    Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;

•    Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Payday Loans In Tennessee. In rare cases, the smarting in eyes, the tumefaction of eyelids, nausea and headaches can happen. In case of long term Levitra Soft online administration the side effects become less perceptible or disappear at all.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 08022019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040