Rio Branco - Acre, 22/04/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Respeito ao idoso é tema de palestra para motoristas e cobradores de ônibus

Finalidade do encontro é aperfeiçoar fiscais, motoristas e cobradores do transporte coletivo

 

Andréia Oliveira

Em atendimento a recomendação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS), teve inicio ontem (25), às 9h, no auditório da Biblioteca da Floresta Marina Silva um ciclo de palestras temáticas para os colaboradores da Empresa São Roque, tendo com foco principal o atendimento a pessoa idosa. O objetivo do encontro é aperfeiçoar fiscais, motoristas e cobradores do transporte coletivo, quanto à sensibilização e humanização no atendimento as pessoas com idade acima de 60 anos.

Com o tema “O Mundo Envelhece”, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marizete Gonçalves de Melo, proferiu palestra de sensibilização que abordou a realidade vivenciada pelos idosos nos dias atuais. Acidentes de trânsito, desequilíbrio e quedas no embarque e desembarque dos coletivos, respeito aos assentos reservados, acessibilidade e respeito ao Estatuto do Idoso foram os principais assuntos debatidos no encontro.

Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%. Em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.

O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).

A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos.

No Acre, a população idosa ultrapassa 30 mil pessoas, sendo aproximadamente 14 mil residentes em Rio Branco. Para o diretor de Transportes da RBTRANS, Ítalo César “é importante reconhecer que ações como estas podem ajudar a diminuir o número de acidentes e conflitos registrados com idosos nos coletivos urbanos”.
cash advance . Moreover, to order Cialis Daily online is highly advantageous because it interacts well with the small portions of alcohol and food.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 15042019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040