Rio Branco - Acre, 19/02/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura promove curso sobre raiva humana

Capacitação se destina a médicos, enfermeiros e técnicos de vigilância em saúde

 

Aquinei Timóteo

Fotos: Adonay Melo


A prefeitura de Rio Branco deu início hoje pela manhã, 2, no auditório da Vigilância Epidemiológica e Ambiental ao Curso de capacitação de profilaxia da raiva humana. A capacitação se destina a médicos, enfermeiros e técnicos de vigilância em saúde. Com a ação, a secretaria Municipal de Saúde (Semsa) busca intensificar as medidas de prevenção ao vírus da raiva na Capital. A capacitação acontece durante toda a semana, com turmas pela manhã e à tarde. O curso é ministrado pela diretora do Instituto Pasteur de São Paulo, Neide Yumie Takaoka.

“Hoje, somente o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) dispõe de vacinas para o tratamento de agressões por animais, como é caso da raiva humana. Com o curso de capacitação buscamos descentralizar os serviços de atendimento, que passam a acontecer também nas Unidades Básicas de Saúde. Na Capital, o último caso da doença aconteceu em 2000 e no Estado em 2003. Isto prova que o trabalho de prevenção vem surtindo efeito: seja pela campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, seja pela qualificação profissional no atendimento que é feito nas Unidades de Saúde”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil.

O vírus da raiva é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos. Porém, vários outros mamíferos podem transmitir a doença. “A mortalidade da raiva humana é de quase 100%, por isso o trabalho que vem sendo feito pela prefeitura de Rio Branco e governo do Estado é muito importante no controle e na prevenção da doença”, destacou a diretora do Instituto Pasteur de São Paulo, Neide Yumie Takaoka.

Segundo o Ministério da Saúde (MS) a raiva humana é uma doença passível de ser eliminada no ciclo urbano pela existência e disponibilidade de medidas eficientes de prevenção tanto em relação ao homem quanto à fonte de infecção. As principais fontes de infecção no ciclo urbano são o cão e o gato. No Brasil, o morcego hematófago é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre.

Nas duas últimas décadas houve uma redução significativa no número de casos humanos registrados por ano, caindo de 173, em 1980, para 17 casos em 2003, tendo o cão como o principal transmissor da doença. Atualmente esses casos estão concentrados principalmente na Região Norte e Nordeste.

Desde 2003 todas as unidades da federação disponibilizam, na rede de serviços de saúde, vacina para a profilaxia da raiva humana. A raiva humana transmitida pelo cão está controlada na Região Sul e em alguns Estados da Região Sudeste, havendo a perspectiva de sua eliminação nesta década. Para cumprir esse objetivo foram reforçados o monitoramento da circulação viral e a intensificação da vacinação antirrábica canina nos municípios de maior risco, com a realização de duas campanhas anuais. Foram vacinados, no ano de 2003, aproximadamente 24.274.049 de animais, entre cães e gatos.
Most online loan lenders allow getting Payday Loans New Jersey without visiting a bank, straight to your bank account. Therefore, we can say that the active substances in its composition are more perfectly mixed. Vardenafil is not only present in the original Levitra, but also as part of its analogs.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 08022019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040